quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Rotinas: tens ou não?

Sou avessa à rotina, já o tenho dito por aqui. Ter semanas, dias e horas fixas para fazer as coisas. Para mim é stressante!Uma coisa boa do meu emprego o não ter horas para entrar nem para sair [a segunda parte às vezes é a, mas enfim...]. Não consigo perceber como há pessoas que anos seguidos vão de férias para o mesmo sitio, que limpam a casa à sexta-feira à noite, que passam a ferro à segunda, que vão ao super mercado à quinta... que stress!

Mas hoje por duas vezes apercebi-me que quando me habituo a um serviço, me é extremamente difícil desligar-me dele e quando é necessário custa-me muito encontrar substituto.

Por exemplo, ginásio. Quando vivia no Porto, andava num ginásio, que adorava. Fazia todos os dias duas aulas seguidas, saia de lá com o suor em bica e com duas garrafas de litro e meio de água bebidas. Isto já foi há mais de dez anos e ainda não encontrei um outro que me dê o gozo que aquele dava. Inscrevo-me, frequento um, dois meses e farto-me!

Com o cabeleireiro a mesma coisa. Tive uma cabeleireira desde miúda, aliás era a da minha mãe, e foi minha até casar. Vim para Braga, já corri umas poucas! Agora acho que encontrei uma do meu agrado, mas com reservas: tem de ser a empregada a tratar-me do cabelo!

Com as limpezas, e até foi esta parte que me pôs a pensar, pois a minha amiga I. está a pensar em despedir a empregada e a minha amiga R. já teve umas poucas desde que a conheço. Trocam de empregada com uma facilidade tremenda! Eu não consigo. Levei cerca de quatro anos a mentalizar-me que alguém podia mexer nas minhas coisas e tive uma empregada durante seis anos. Só depois de algumas travessuras dela, é que a dispensei. Foram mais três anos sem ninguém, até que contratei uma empresa. Todas as semanas faço figas para que as coisas corram bem, para não ter razões para reclamar e dispensá-las, pois sei que é um tormento para mim voltar a 'habituar-me' a outros serviços!

Mas uma coisa é certa, quando me zango e dispenso, nem para trás olho. Despachei, está despachado... tenta novo... partidas só mas pregam uma vez!

Afinal isto também é rotina, ou não? É que se sim, andei-me a enganar uma data de tempo!

Sem comentários: