domingo, 16 de agosto de 2009

Porto (Re)visitado, da Brasileira ao Magestic

Il Cafè di Roma. Lê-se na vidraça da esquina do edifício, do edifício da Brasileira!
Esta foi a primeira, e única suponho a 'degenerar'. A de Braga, continua ela mesma depois de umas refrescantes obras na primavera passada. A de Lisboa, não conheço o suficiente para avaliar, mas pelo que diz o Alberto aqui, continua digna do seu nome.

Há muitos anos, quase três décadas, que este café deixou de ser um café. Na década de 80, depois de umas obras de remodelação, numa das partes a da direita da imagem, passou a ter um balcão, onde as pessoas tomavam o café de pé.






Esta parte, onde se vêm ainda as cadeiras antigas, era dedicada à restauração. No exterior, bem por baixo da pala, durante o verão tinha uma esplanada. Que bem se estava!


Depois acabou de vez, a Brasileira. E se no Imperial, ficou a águia à porta a lembrar a quem passa que um dia foi ali o café Imperial, da Brasileira ficou a pala e dois andares acima, já acusando o pasmar do tempo: 'O melhor café do mundo é o café da Brasileira'.
Agora já é tarde para saber!



Do outro lado da rua, bem na curva, tem o Teatro Sá da Bandeira. Não quis olhar para lá! Da forma que o vi há poucos meses atrás, não iria encontrar um bom cenário!

Queria tomar café. Decidi então subir a rua Passos Manuel, já não com a ideia no Magestic. Depois dos outros dois, decidi que tomaria o café no fórum FNAC ou mesmo mais acima no Via Catarina.
Quando cheguei ao cruzamento da Rua Santa Catarina com Passos Manuel, olhei para a esquerda.
Lá estava o Magestic. As pessoas sentadas na esplanada, os empregados a servirem às mesas. Tudo como antes. Nada de nomes sobrepostos, só mesmo o Magestic de sempre. Recente, mas já de um passado, só mesmo a esplanada, que não desilude.

Mesmo assim quis ir para o interior, sentar-me nos recentemente restaurados sofás de couro, apoiar os cotovelos nas mesas de mármore e olhar, olhar, olhar tudo em volta e rever cada pormenor.


E que bem me soube, este café, Delta, tomado numa chávena VA, no interior do Café Magestic.
Afinal nem tudo acabou!

4 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Não percebi bem. A Brasileira está fechada? Ou abriu como Il Cafè di Roma?

Penso que não será assim, De qualquer forma pelo que vi das fotografias, Il Cafè di Roma parece ter muito bom aspecto.

Quanto ao Majestic, continua lindíssimo. Talvez o mais belo de todo o país (e arredores). Boa escolha para tomar um café.

Reflexos disse...

A Brasileira está meia fechada. Uma parte está aberta e é Il Cafè de Roma.
O mobiliário é o mesmo da Brasileira, mas a Brasileira do Porto há muito que perdeu o encanto dos outros tempo, quando puseram no interior os balcões para tomar café de pé.
Ficaram meia dúzia de mesas...

Perdida pelo mundo disse...

Que saudades, e pensar que passei toda a minha infância e adolescência nesses sitios, pois morava bem pertinho, e fazia tudo, tudo a pé, como eu adorava e continuo a amar essa cidade.

Adorei o post

Reflexos disse...

Pois o Porto é inequecível...