Depois de dobrada a esquina do banco, que eu não sei qual é agora, encontrei um velho conhecido, o ardina da Praça, o da estátua.
Lá continua ele encostado ao marco do correio. 'Olha a Bola'; 'Olha o Notícias'. Não, não apregoava nenhum deles. Quem o fazia, o verdadeiro, há muito que deixou de andar por ali.
Este não é mais que um recordar do verdadeiro. Agora é mais quiosques!
O verdadeiro andava por ali agora a vender o jornal a quem esperava pelo sete para a Ponte da Pedra ou pelo três para a Boavista. Eram os autocarros da praça que ainda lá param, mas com outros números. Não vi quais, não quis saber.
Engraxadores, esses também já não os há, nem um ficou para a estátua. Também a quem ia ele engraxar os sapatos? E onde? Já não há esplanada para as pessoas se sentarem a ler o jornal, a tomar o cimbalino e a engraxar os sapatos.
De tudo isso restou a águia imperial, símbolo do Café Imperial. No sítio onde se lia Imperial, lê-se agora McDonalds, numas letras douradas nada condizentes com ela e sua época..
Se do exterior restou a águia, do interior pouco mais restou. Os vitrais, os lustres, os relevos e algum mobiliário.
Em vez de cimbalinos, galões, torradas, finos e taças de vinho, são agora vendidos McMenus, menus infantis, coca colas, sundaes. Em vez dos empregados de camisa imaculadamente branca, ora a fazer os pedidos ao balcão, ora a atender os clientes, há um grupo de teenagers, que emoldurados pelo vitral vendem os Mc.
Turistas,de máquina fotográfica em punho, movimentam-se entre as mesas, mas a fotografar o que resta de outrora.
Definitivamente a Praça da Liberdade mudou, mudou e não devia ter mudado, porque mudou para pior!
3 comentários:
Todos ou quase todos nos entristecemos com a mudança na Avenida... mas a mudança do Imperial, que não tem relação nenhuma com a geral...
Provavelmente, tinha que ser, para conservar alguma coisa.
Mas causa tanta pena...
Da última vez que passeei na baixa do Porto, com alguma atenção, notei que há zonas muitíssimo degradadas e a precisarem de intervenção urgente. Cedofeita está irreconhecível.
Mesmo assim a Praça podia estar pior. O Imperial, perdão, McDonalds é mais uma facada, mas ao menos não deitaram abaixo.
Pois, não deitaram abaixo e mantiveram a traça, mas podiam ter feito mais, ainda assim. Do outro lado da rua há cafés a funcionar em pleno, tal como antes!
Enviar um comentário