domingo, 8 de fevereiro de 2009

Da Pasteleira à Bike

Tornaram-se lugar comum, nas manhãs de Sábado e Domingo, os passeios de bicicleta. É exercício, é desporto ao ar livre, é saudável...e chique!
Pois seja, e caro também: bicicletas caras, equipamento a condizer no preço, capacetes, óculos e quando está a chover até impermeáveis. É que na Segunda-feira é dia de trabalho e não podem correr o risco de se constiparem! Isso era antigamente, quando a bicicleta, a pasteleira, era meio de transporte para o trabalho. As molas da roupa prendiam as calças, para que elas não se prendessem na corrente, e no triângulo ia pendurada a bolsa com a marmita, que era aquecida na fogueira da obra ou do pátio da fábrica! Chovesse ou fizesse sol , o equipamento era sempre o mesmo: as botas de andar na obra, as calças rotas manchadas de tinta e o boné, não para proteger das quedas, mas do sol ou do frio. A alternativa era ir a pé! Não havia dinheiro para o bilhete do eléctrico!
Agora não. Ter uma bike de marca toda XPTO, algumas com nomes duvidosos, propensos a trocadilhos maliciosos, e uma outra 'para ir para o monte', uma BTT!
Algumas dessas 'bikes' cujos nomes são sonantes no meio, custam pequenas fortunas. Exactamente por não terem dinheiro é que 'os outros' andavam de pasteleira!
Como as coisas mudaram! Para melhor, talvez, porque agora só anda quem quer, só se molha quem quer e porque quer. Dantes o porque queriam era porque tinham de sustentar a família e precisavam dela para ir trabalhar.

Uma coisa ficou bem pior: a forma como se comportam os nossos ciclistas de fim-de-semana.
Aprenderam a avaliar uma bike, a escolher um equipamento e esqueceram algo de tão básico como que, quando se anda na estrada a pé ou de bicicleta se deve andar em fila indiana! Sinceramente!

Adenda: Enquanto procurava pela net uma imagem para ilustrar este post descobri que a ´pasteleira´agora é uma peça muito cobiçada por coleccionadores, que as compram por balurdios, as restauram e as expõem!
Há forums e blogues por esse mundo fora sobre este tema.


2 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Curioso este seu "post".

Nunca percebi porque é que em Portugal se usa tão pouco a bicicleta como meio de transporte. Quer dizer, perceber até percebo. É tudo uma questão de "status". O portuguesinho gosta de mostrar o que tem, mesmo que tenho pouco ou nada dentro da cabeça.

Amsterdão que é uma cidade atrasada de um país atrasado, está cheia de bicicletas. Mas daquelas que parece pasteleiras. São muito baratas e há-as aos milhares.

Em Portugal andar de bicicleta é um desporto, caro ainda por cima. Porque "a minha bicicleta tem que ser melhor que a tua".

Mas não é só Amstredão, é em Estocolmo e em tantas outras cidades da Europa.

Reflexos disse...

É a mentalidade da nossa sociedade de novo riquismo: fazer o que está na moda, ter o que os outros tem, mas melhor e pensar na parte prática das coisas está fora de questão!
Aqui quando alguém faz algo de difeente, ninguém pára para perceber, pára sim para dizer mal...
Eu gosto de andar de biciccleta, mas confesso que tenho medo de andar na estrada.
A minha não é uma pasteleira, nem uma bike, é uma 'charrua' como dizem os meus colegas amantes destas coisas... só porque pesa uns quilinhos a mais, porque foi comprada no hipermercado e porque custou 50 euros!

Boa semana