segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O que é que a Baiana tem?



O que é que a Baia
na tem?
Faz hoje 100 anos que nasceu a mulher que imortalizou esta música, Carmen Miranda, uma das artistas Portuguesas mais conhecidas no Continente Americano.
Com três anos de idade emigrou para o Brasil juntamente com a mãe e uma irmã, onde se juntaram ao pai que já para lá tinha emigrado e onde se tinha estabelecido como barbeiro.
A sua carreira começou no Rio de Janeiro e acabou nos Estados Unidos, onde passou os últimos anos da sua vida, vindo a falecer na sua casa de Beverly Hills a 5 de Agosto de 1956, com 46 anos de idade, vitima de enfarte
Foi sepultada no Rio de Janeiro, estimando-se que assistiram ao seu funeral entre 500 000 e 1 000 000 de pessoas. Ainda hoje considerado o funeral mais assistido do Rio de Janeiro.
A 7 de Novembro de 1960, da autoria de Francisco Alves, é inaugurado o seu busto no Rio, de onde sai mais tarde por motivo de obras no Largo Carioca, onde estava, ficando num depósito de onde sai a 9 de Fevereiro de 1974 para ser colocado na Ilha do Governador.
Existe também o Museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro, que foi inaugurado a 5 de Janeiro de 1976, data do aniversário da sua morte.
No museu podemos encontrar um vasto espólio de Carmen cedido, em sua grande parte pelo marido. Claro que não poderiam faltar as suas perucas e os seu sapatos de salto alto, que ela tanto gostava de usar para compensar o seu metro de cinquenta e cinco!


Fonte das Fotos: Museu Carmen Miranda

1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Aí está uma aportuguesa que se afirmou no mundo inteiro...