sábado, 28 de fevereiro de 2009

... podia...

Ontem depois da reportagem sobre José Megre, ficou-me a martelar na cabeça: 'faltou o Iraque'.
Por incrível que pareça, quando se fazem balanços, avaliações, criticas, vem sempre a frase: 'só faltou...'; 'podia ter...'

Quando andamos a estudar, ainda na escola primária, lembro-me das redacções, que depois no ciclo preparatório se passaram a chamar 'composições', a professora rematava sempre com o 'faltou uma vírgula...', 'A frase...'., 'o personagem...'

Nos testes, mesmo com a nota máxima, havia sempre algo 'que faltava', nem que fosse o facto de a caligrafia, isto às vezes em matemática, o que interessa imenso!

As criticas feitas na imprensa, por muito positivas que sejam, às páginas tantas, lá aparece '..podia..', '...faltou...'....'esteve menos bem...'. Esta última acho adorável.

E quando são as críticas das revistas cor-de-rosa, as 'pica miolos', como eu lhes chamo, que leio, confesso. Não compro, mas leio, leio no cabeleireiro ou nos cafés, quando as há...e depois?
Mas falando dessas revistas, quando aparecem as estrelas nacionais e estrangeiras, lá vem o comentário, (isto depois de dizer que estava deslumbrante,), a dizer que os sapatos podiam ser outros ou que as jóias são exageradas... esta parte será inveja ;-)))

As avós, a s tias e as mães, quando estão a falar da vida dos netos, sobrinhos ou filhos, o que elas adoram, dizem sempre que estes estão muito bem na vida... 'só podiam....', '... só precisavam...', '...só lhes falta...'

Os patrões e os chefes, esse são os maiores utilizadores dessa 'máxima'. Para dar aumento,... não pode ser porque 'precisamos de ser mais isto, ou mais aquilo, ou então não fizemos isto, enfim. E isto mesmo que seja o maior sucesso da nossa carreira!

E quando estamos de ferias ou fazemos uma viagem, falta-nos sempre ter ido a um determinado sítio ou ter feito algo. Lá vem o: 'Foi espectacular, só não fiz.... só não fui...'

Mesmo quando alguém deixa de estar connosco, mesmo que seja aos 100 anos, ao recordar essa pessoa, há sempre alguém que se sai a dizer que essa pessoa leva algo 'atravessado'!

Faltou-me aqui falar do meu pai a quem um dia lhe perguntei: 'Se eu tirar 21 no teste ainda vai faltar alguma coisa?!'

Bem, alguém disse um dia que a perfeição era uma utopia!

2 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

A perfeição é uma utopia! Concordo. Mesmo sabendo que muita gente critica só por criticar.

Gostei das "pica miolos" :)

Reflexos disse...

Pois, muita gente fala para não estar calado.
Cabe aos criticados terem auto confiança suficiente para saberem filtrar a critíca...