terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nossa Senhora de Campanhã

Da Wiki
Conta a lenda que em 1722, um ano de grande seca, os habitantes de Campanhã fizeram uma procissão em honra a nossa Senhora. A imagem caiu do andor e partiu uma mão e no local da queda brotou água no dia seguinte. A fonte que então nasceu existe ainda na Rua de Bonjóia, com algumas alterações depois da construção da Via de Cintura Interna do Porto. Existe também um cruzeiro em memória do milagre e uma capela que foi inaugurada em Julho de 1967, perto da mesma fonte
.(foto retirada da net, daqui)

Conta-se esta mesma história na minha família, não oriunda de lá , mas a viver lá há mais de cinquenta anos. Lá nasceram a minha mãe e o irmão. Ela casou na igreja matriz de lá, onde está a Senhora de Campanhã.


Contava-se nas conversa de serão, que neste dia, 8 de Setembro, dia da Senhora de Campanhã, o meu avô, o Chefe Reis, comprava uma melancia, em volta da qual toda a família se reunia para a comer. Era a forma de festejar o Dia da Senhora de Campanhã, o que acontecia no terreiro da casa da minha bisavó.

Nunca presenciei nenhuma destas reuniões, pois acabaram depois da morte da minha Bisa, que faleceu em meados da década de 50.

Foi a minha Mãe quem me alertou para o facto de ser Dia da Senhora de Campanhã, hoje, 8 de Setembro. Estava nostálgica, ela. Ficou depois de falar ao telefone com a tia dela. De todos os que se reuniam para estes festejos, e depois de Avó ter partido o ano passado, são as única que restam.



Sem comentários: