terça-feira, 22 de setembro de 2009

Outono, hoje às 21h 18m

E cá pelo hemisfério norte, o equinócio de Setembro, hoje às 21h 18m, assinala a chegada do Outono.

Verão, já era...


Da Wiki: Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste. (...)

Os equinócios ocorrem nos meses de Março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em Março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em Setembro e o outono em março.

As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

Sem comentários: