terça-feira, 29 de setembro de 2009

Notícia de Última Hora: Sismo no Pacífico causa tsunami

Do Público, há minutos...

Sismo no Pacífico causa tsunami

Um sismo de 8.3 de magnitude na escala de Richter na Samoa Americana, no Pacífico, causou um tsunami, anunciou o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera. O tsunami terá causado mortos, segundo a Reuters, mas ainda não se sabe quantos.

A agência já tinha lançado um alerta de tsunami para a Nova Zelândia, Samoa Americana e outras pequenas ilhas do Pacífico. O epicentro do sismo foi a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana, uma distante ilha do Pacífico, a cerca de 33 quilómetros de profundidade.

O Centro de Alerta de Tsunamis da Costa Leste/Alasca anunciou que foi detectado um tsunami em Ápia, Samoa Ocidental, e em Pago Pago, na Samoa Americana. As ondas em Pago Pago atingiram 1,57 metros acima do nível habitual do mar. Segundo o centro de alerta de tsunamis, o tsunami não atingirá a costa dos Estados Unidos.

Em Samoa Ocidental, alguns habitantes disseram à Rádio New Zeland que sentiram um abalo e que lhes foi recomendado pelas autoridades que se deslocassem para locais de maior altitude.

Uma autoridade local da Samoa Americana disse à estação de televisão FOX que sentiu um abalo que se prolongou por mais de cinco minutos. Inicialmente, um comunicado do Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico anunciou em comunicado citado pela agência AFP que não havia certezas quanto à existência de um tsunami, mas adiantou que “um sismo desta intensidade pode potencialmente criar um tsunami destruidor em alguns minutos junto ao epicentro e em algumas horas nas zonas costeiras”. Foi feito um apelo às autoridades para que “tomassem as medidas necessárias” tendo em conta essa eventualidade”.

Sem comentários: