quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Heroínas do Nosso Mundo

A reportagem de ontem na SIC sobre Elvira Fortunato, fez-me pensar que há muitas 'Elviras' no nosso país. Mulheres simples, que para estarem onde estão percorreram um longo e, por vezes árduo, caminho.

Privei de perto com uma dessas mulheres. Uma mulher que me ajudou muito, numa altura da minha vida académica, em que eu não sabia como chegar ao que queria!

Ela foi fundamental nas minhas escolhas e no meu sucesso.

Ela ensinou-me que devemos aprender a pescar e não a pedir de comer!

Filha de pessoas humildes, aluna exemplar, que tirou a licenciatura garças a uma bolsa da Gulbenkien. Dizia ela muitas vezes que o mais pequeno deslize, significava o fim: tido tinha de ser feito à primeira e com uma elevada taxa de sucesso, caso contrário perdia a bolsa! Nunca perdeu a simplicidade, nem nunca escondeu as suas origens... pelo contrário sempre fez questão de as referenciar!

Dedicou toda a sua vida ao ensino, para o qual tem uma aptidão nata… com ela é tudo tão simples…

Perdi-lhe o rasto durante muitos anos. A vida tem destas coisas e há quinze anos atrás, bastava mudar de casa para perdermos o contacto das pessoas!

Um dia destes ao fazer uma pesquisa sobre a escola da terra onde nasci, descobri que ela é a presidente do conselho directivo. Apressei-me a enviar-lhe um email, ao qual ela respondeu…

A emoção ficou registada nos emails que trocamos… fique a saber que já é avó e continua a mesma amiga de sempre!

Obrigada Graça ( seu nome) por tudo!

Sem comentários: