segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Papa Reformas



Perto da casa da minha mãe há um armazém de vinhos, onde o L. gosta de ir de vez enquando comprar umas caixitas de vinho... para a garrafeira...
Ao lado desse armazém há um stand/oficina de 'papa reformas', nome que por cá chamamos aos carros que para conduzir não é precisa carta de condução e que são muito apreciados por idosos reformados.

Quando estava a pagar, olhei para o parque e vi um pronto socorro a manobrar com um desses carros em cima. Fiquei a observar a manobra, naquela do olhar mas não ver, até que algo me despertou: de dentro da cabine do camião, estava a tentar sair um senhor de idade, tendo-o conseguido só com a ajuda do funcionário da oficina!
Isso despertou-me a atenção e então observei que o homem, se apoiava numa bengala e mesmo assim com muito custo.
Ao mesmo tempo que imaginava o quanto perigoso era aquele homem andar na estrada ao volante de uma viatura, perguntei ao empregado:
-Devem chegar todos os dias carros destes para reparar, não?
-Todos os dias e a toda a hora!-respondeu-me como se acidentes e avarias naqueles carros fosse o mais natural...
-As pessoas mais velhas adoram estes carritos,-continuei
-É, são os 'papa reformas'. Isto custa entre os 10 e 15000 euros... torram a massa toda nisto!
-É aliciante, porque ganham autonomia e não precisam de ter carta!- continuei...
-Eles tem de fazer um treino de algumas horas de condução e aprender o código,-disse o L., como se estivesse a falar de um mundo perfeito!
-Treino, amigo? Andam meia dúzia de vezes para a frente e para trás aqui no parque. No fim os da oficina dizem-lhe 'Ok, já está. Pode ir... tenha cuidado a entrar na estrada!
-Pois... não admira que voltem cá tantas vezes...- conclui eu.

... enquanto vão voltando, é uma sorte, pensei eu.

Não sabem o código, não sabem conduzir. No caso de precisarem de abandonar o carro à pressa não tem reflexos, mal conseguem caminhar, quanto mais correr!

... e a segurança dos outros?

Pois, são papa reformas e papa vidas!
-

Sem comentários: