domingo, 14 de setembro de 2008

Já diz o Ditado...

Eu e a minha prima, quando éramos miúdas, nas férias, passávamos temporadas em casa da nossa avó. Ela morava a 3km de lá e eu a pouco mais de 15, mas era para estarmos juntas e em território neutro, pormenor muito importante!
Passava o tempo a pedir à minha avó para contar-me histórias da família, o que ela acedia com agrado.. dela e desagrado da minha prima que se zangava comigo e ia para o quintal para junto do avô. Sempre que encontrava uma fotografia, queria saber quem, onde, quando... bom era uma cusca, como se diz agora!
Eu, deliciava-me com aquelas histórias, que gravei na minha memória... e muitas delas, neste momento estão só comigo! E, quando me lembro de as contar ao meu pai, ele fica admirado, pois desconhece-as completamente!
Foi graças a essas histórias que há meia dúzia de anos descobri que uma colega de trabalho era da minha família... bisneta da irmã da minha avó... até nem é um parentesco assim tão distante!
Provérbios, crenças e ditos populares é assunto que também me cativa e tanto, que às vezes dou por mim a dizer:
'Já diz o ditado...' ou ' A minha avó diz...'
O mágico nestas coisas é que do antigamente vem sempre uma explicação para fenómenos e factos que encontraram explicação científica muitos anos, séculos alguns, depois!
Quando andava no 9º ano tive de fazer um trabalho etnográfico sobre a terra onde morava... adorei... fartei-me de falar com pessoas antigas e ouvir histórias... lindas!

É caso para dizer: 'Cada tolo com sua mania!'

Sem comentários: