quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quinta, Lugares Cruzados IX (Praia)

Esta semana, e muito a propósito, o Alberto escolheu como lugar a praia.
Hoje tivemos 31ºc, sem vento e sem nuvens. Seria o dia perfeito para uma visita à praia, não fosse ser dia de semana e ser preciso trabalhar.

Estes dia lembram-me quando viva no Porto e aproveitava os fins de tarde para ir à praia do molhe tomar um café ou beber um copo com os amigos..
Lembram-me os tempos em que ia acampar com amigos e no fim da tarde, quando todos regressavam, íamos para a praia. A praia era nossa, aquela hora e entre banhos e jogos divertiamo-nos imenso.

Eu não gosto de 'ir para a praia'. Para mim mais que duas horas na praia é sacrifício. Eu gosto de 'ir à praia'. Gosto de chegar, tomar um banho, dar um passeio, secar e... vir embora. Não tenho paciência para mais.
E só assim vou a uma praia, porque pegar no carro, meter-me em filas, chegar à praia ao fim de duas horas, ainda ter que andar à procura de estacionamento e... ainda andar à procura de um espaço para estender a toalha... não é para mim!

A praia é linda ao fim do dia, de manhã cedo e adoro-a quando chove. O ano passado, nas férias choveu. Eu adorei. Adorei os passeio pelo paredão debaixo de chuva. Adorei estar nas esplanadas a ver chover e adorei tomar banho de mar debaixo de chuva.
Adorei não ter ninguém na praia (só eu e os maluquinhos como eu). Adorei ter todo o estacionamento por minha conta. Adorei não andar sempre cheia de calor... adorei!

E podem-me perguntar: 'Então porque vais de férias para a praia?'.
Porque não ou só eu a escolher. Porque gosto de estar à beira-mar. Porque estar perto do mar faz-me sentir livre e leve, como não consigo em outro lugar.
E é por isso que as minahs férias deste ano vão ser na costa Alentejana, onde tem as praias mais bonitas do país.
E mais uma vez hei-de visiar aquelas praias todas, em todas hei-de dar um mergulho no mar, mas em nenhuma ficarei mais que duas horas... garantido.

E você Alberto, gosta de praia?

Sem comentários: