sábado, 22 de maio de 2010

Sábado, última hora IX (Mil anos de prisão para cada etarra pelo atentado no aeroporto de Madrid em 2006 )

A notícia de hoje, escolhida pelo Alberto, tem como título: Mil anos de prisão para cada etarra pelo atentado no aeroporto de Madrid em 2006.

Três elementos da ETA foram esta manhã condenados a 1040 anos de prisão cada pelo atentado de 30 de Dezembro de 2006 no aeroporto de Madrid, que matou dois equatorianos e pôs em causa o processo de paz.

Na prática, cada um vai cumprir 40 anos de prisão efectiva, pena máxima em Espanha pelos crimes de terrorismo. A Audiência nacional considerou os três elementos da organização separatista basca responsáveis pelos crimes de "assassínio terrorista", "tentativa de assassínio terrorista" e "participação em atentado terrorista", que, além dos dois mortos, fez 40 feridos. Este tribunal encarregue dos dossiês de terrorismo, condenou ainda Mattin Sarasola, Igor Portu e Mikel San Sebastian a indemnizar os familiares das duas vítimas mortais: 700 mil euros a uma família e 500 mil a outra. Depois deste atentado, cometido em plenas tréguas, o governo socialista de Zapatero pôs fim ao diálogo iniciado seis meses antes para pôr um fim pacífico ao conflitos com os separatistas bascos. Dois mortos e mais de 40 feridos A 30 de Dezembro de 2006, a ETA colocou uma furgoneta armadilhada no parque de estacionamento do Terminal 4 do aeroporto de Madrid Barajas. Carlos Alonso Palate e Diego Armando Estacio morreram soterrados pelos escombros de um dos módulos do parque de estacionamento do terminal, onde se tinham deslocado para recolher familiares e amigos que chegavam do Equador. Considerada uma organização terrorista pela União Europeia (UE), a ETA é dada como responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco.
O último atentado da ETA remonta a Agosto de 2009 e foi perpetrado nas ilhas Baleares.


Perante a existência de pessoas como estas, só se me coloca uma pergunta: 'Mas esta gente pensa que está a fazer alguma coisa pelo seu país, pelo Mundo?! Eles são loucos. Eles estão a matar pessoas inocentes, que muitas vezes partilham da revolta deles, mas que não têm que servir de 'arma de arremesso' para os governantes. Esses, os governantes, continuam vivos, no dia da tragédia vêm chorar à televisão e... a vida continua, com a verdadeira dor nas famílias das vitimas. Focam filhos orfãos, pais sem filhos e para quê? Muda alguma coisa? Só mesmo o a vida dos que dependiam dessas pessoas... e para pior, ao contrário do que esses loucos querem: melhor vida para ... eles?
E estes assassinos, que lhes acontece? Vão para a cadeia, quando apanhados, portam-se bem e passadosgem da cadeia.

Esta gente não consegue nada assim, só mesmo dar mais força ao poder, que afinal querem... destruir!
Mas não vêm isso, nem eles, nem Al Qaeda, algo mais forte que eles, ira, raiva, revolta, ou mesmo fanatismo; apoderaram-se deles de tal modo que os cegaram.
E entretanto nunca sabemos quando ao entrar num avião,num metro, ou mesmo a atravessar um rua ficamos ali memso vitimas desse fanatismos! Nós que só queremos viver e a quem poderes políticos não interessam nada ou muito pouco, nós que agora passamos (os espanhóis neste caso) a sustentá-los, também!



E você Alberto, o que achas desta notícia?

Sem comentários: