sexta-feira, 17 de outubro de 2008

17 de Outubro: Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

Hoje, 17 de Outubro, é o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Quando vejo fotos como as que forma publicadas no Outras Escritas, vejo pobreza, vejo pessoas entre a vida e a morte porque não tem água sequer, muito provavelmente, ou de certeza mesmo! Assustador, aterrador...
E nos países ditos desenvolvidos, há pobreza? Sim, também a há, não com esta dimensão (ou será que há?), mas há pessoas a passar fome, acredito, sei, mas também acredito que não são as pessoas que andam aí a auto-declararem-se de pobres!
Porque pobre não tem dinheiro para parabólicas, plasmas, consolas de jogos e nem para transportes, muito menos carro! E isso é o que se vê na maioria das vezes: pessoas a serem ajudadas pelas autoridades competente e a fumar, bem vestidas e não digo limpas, porque pobreza e limpeza não tem de estar associadas; com telemóveis. É o único telefone que tem... ora, no tempo da minha avó ia-se telefonar à mercearia ou à cabine pública.
Uma frase que sempre ouvi da minha avó e da minha mãe: Ter pena é da pobreza encoberta! E essa há-a muita e não tem ajudas... e há em Portugal! Só espero é que não cheguem ao extremo das fotos, um dia... que falem, que gritem enquanto tem força para isso!

Sem comentários: