domingo, 5 de outubro de 2008

A Brasileira de Braga

Há uns dias atrás soube que a Brasileira de Braga havia fechado. Uns diziam que tinha sido a ASAE, outro que estava planeado e que eram obras de recuperação!
O que é certo é que fechou e estão a decorrer obras no edifício!
Poucas foram as vezes que lá parei para tomar café, mas muitas as que abrandei o passo ao por lá passar!
O meu pensamento era sempre o mesmo: fosse eu um António (Lobo Antunes), um Miguel (Sousa Tavares), um Mário (Zambujal), uma Laurinda (Alves), um Pedro (Rolo Duarte), um Ricardo (Araújo Pereira), enfim alguém que sabe escrever e passar para o papel o que os momentos dizem.
Naquele café parava de tudo: professores, médicos, advogados, artistas, politicos, donas de casa, reformados, estudantes, turistas... sim era (é) um ex-libris da cidade!
O que fascinava naquele café eram as mudanças de tipo de frequentadores que ele sofria em pouco tempo, minutos, atrevo-me a dizer! Era incrível a velocidade com que mudava de cena! Eram os políticos em acessas discussões, como no minuto seguinte as donas de casa a tomar chá e logo a seguir, um daqueles artistas (ainda) desconhecido a desenhar...
Aconteceu várias vezes eu passar por lá duas vezes em menos de uma hora e o cenário ser completamente diferente!
António, Miguel, Mário, Laurinda, Pedro, Ricardo, vocês haviam de escrever crónicas lindas sobre este lugar! Que pena! Este café é mágico!

A Brasileira em Julho de 2008.A Brasileira agora, envolta em telas. Mesmo assim transpira a magia de quando era 'povoado'!


As mesas vazias à espera...

3 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Talvez uma Reflexos também devesse sentar-se mais vezes na Brasileira a escrever...

A Brasileira de Braga também já foi palco de uma conversa difícil entre nós os dois. Lembra-se?

Reflexos disse...

Eu nunca me esquço dos momentos importantes... para o bem e para o mal.
Aquele momento foi dificil, mas proveitoso, né?

Alberto Velez Grilo disse...

Sim, bastante proveitoso ;)