sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween, o Dia das Bruxas


Sou contra a 'importação' de tradições de outros países, principalmente quando isso não é mais que uma forma de ganhar/gastar dinheiro.
É o caso do dia de S. Valentim, que me desculpem os e as românticos (as) invertebrados, mas acho uma piroseira: oferecer corações, fazer jantarinhos românticos... nos restantes dias discutem, andam de candeias às avessas, enfim!
Outro que não me diz nada, é o dia das bruxas, é, tal como diz a Wiki, um evento tradicional e cultural anglo-saxónico, que, por isso nós só importamos... pelo mesmo motivo do dia de S. Valentim: uns ganharem dinheiro e outros gastá-lo!

Mas não é por eu não concordar que vou 'boicotar' e este post vem precisamente a propósito disso:
O ano passado, dia 31 de Outubro, já tarde, talvez aí umas 22h30, tocaram-me à campaínha. Atendi no vídeo porteiro e o que vejo: três miúdas da vizinhança que, muito timidamente disseram: 'Gostosuras ou travessuras'. Não realizei à primeira nem o que elas disseram nem o motivo depois de perceber o que diziam. Até, sim, Às vezes esta CPU tem uns bloqueizitos, é que já não é deste século, lembrei-me que era 31 de Outubro e, por isso véspera do Dia das Bruxas! Ops, que faço agora?-perguntei-me. Não tenho rebuçados, chocolates e, as crianças não tem nada a ver com as minhas convicções... só estão a aproveitar um momento para ganhar algumas guloseimas e estar mais um bocadinho na rua a brincar...
Mandei-as esperar, corri para o armário depenas e , um, dois, três pacotes de filipinos... elas são três, perfeito!
Abri a porta e dei-lhes os três pacotes de filipinos. Espectacular foi ver aqueles olhinhos, já ensonados, a rasgar um sorriso que valeu por uma palete de pacotes de filipinos!
Bom este ano não tenho filipinos, preparei-me de outra forma: o L. esteve na Alemanha e eu pedi-lhe que me trouxesse gomas. Já estão ali prontas, para as eventualidades... são mesmo produzidas para esta época: são em forma de Abóbora e morcego... que medo!

3 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Totalmente de acordo...
Detesto o S. Valentim. Coitado do Santo que não deve ter nada a ver... e o dia das Bruxas passa-me completamente ao lado...

A história, no entanto, é engraçada...

Já agora, que tal explicar o que é "Andar de candeias às avessas? ;)

Eu sei o que é, que fique claro...mas os provérbios não são uma rubrica do Desvios?

Reflexos disse...

ops, pois, já está marcado como provérbio... é que me são tão naturais estas expressões, que me esqueço....

Euzinha disse...

E não gostas?!

Pensas que não concordas com essa importação mas, a alegria de uma criança fez-te ansiar pelo ano seguinte!

E se elas não te vierem tocar à campainha? O que fazes ás gomas em forma de abóbora e morcegos?

Foste contagiado! Lamento informar-te... é assim que começa: com o sorriso de uma criança. É o remédio que não tem preço e parece curar todos os males!