domingo, 5 de outubro de 2008

A República Portuguesa


Devia ser proibido haver feriados ao Domingo!
Nem dá para sentir a essência do significado do dia!

Pois, hoje a República Portuguesa faz 98 anos. É uma senhora já com uma certa idade, mas a quem desejamos muitos anos de vida.
Nestes dias lembro-me sempre de quando andava na escola primária ( eu andei na escola primária, tá?) e o TPC (Trabalho para Casa) era sempre: 'Porque é que é amanhã feriado?'.
Como naquele tempo não havia net, mas havia sempre um jornal (o Jornal de Notícias) lá em casa e uns pais informados, a pesquisa era sempre levada a bom porto!
Para mim nem sempre era novidade a razão dos feriados, pois como já disse, tenho uns pais (muito) bem informados e formados. Eu era uma priveligiada, pois para muitos meninos, era a única forma de eles ficarem a saber um pouco mais e, acreditem, havia uma grande percentagem deles que não conseguiam fazer o trabalho: não tinham onde encontrar a informação! Não, não pensem que era preguiça... é que naquele tempo os pobres não tinham televisão, não tinham dinheiro para livros nem para jornais, os cafés não tinham jornais... só o barbeiro, porque esses meninos faziam SEMPRE os trabalhos de casa!
Ficavam a saber no dia seguinte quando se falava do assunto na classe. A professora, mulher inteligente e com técnicas de ensino 'muito à frente' naquela época, arranjava sempre forma de não os penalizar por isso, sem que eles e os outros se apercebessem!
Grande Mulher aquela professora Nilza. Tenho a certeza que é responsável pela formação de grandes seres humanos!

Um bem haja para si Senhora Professora, onde quer que esteja.

( imagem tirada do logo do sapo)

1 comentário:

Alberto Velez Grilo disse...

Acho que já não há professores assim, infelizmente.

Se calhar já não há esse tipo de trabalhos de casa.

O jovens, usam a Internet para outras coisas mias interessante do que procurar esse tipo de informação.

E não foi há tanto tempo assim que andámos na escola primária.

Se calhar estou a ser dramático demais...