quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Desejos para 2009

Quando queremos mudar algo nas nossas vidas, arranjamos sempre um marco: 'A partir de Segunda feira vou deixar de fumar'. Claro que aproveitamos o fim de semana para fumar todos os cigarros do dia, do fim de semana e da semana seguinte. Realmente na segunda não fumamos, na terça também e até nos aguentamos até sexta, quando temos um jantar de amigos e vamos beber um copo a seguir... aí, damos uma 'passa', depois optamos por fumar só um... é um dia especial e 'O vício já passou. Aguento bem... amanhã volta ao mesmo.'. Bom quando acaba a noite já fumamos dois ou três cigarros convencidos de que controlamos a situação e que no dia seguinte tudo volta ao normal!
O passo seguinte para o 'regresso' é comprar um maço para trazer na carteira... 'Gosto de ter sempre...'
Bom, passadas duas semanas está a fumar novamente!
E, na minha opinião, isto acontece com tudo aquilo que nós achamos que devemos não fazer, mas que não conseguimos deixar de fazer: marcar datas para parar!
Então com a mudança de ano, é só decisões: deixar de fumar, fazer dieta, ter um filho, mudar de emprego... enfim... intenções!
Por isso, vou fazer como o meu Pai, que quando quer mudar algo, muda no imediato, nem espera pela hora certa, nem pelo dia seguinte... no mesmo instante!
Lembro-me, e falando ainda do hábito, não chamemos vício, pode ferir susceptibilidades.. comer chocolate pode ser vício, fumar... ninguém é viciado. Bom, o meu pai um belo dia depois de fazer uma micro radiografia, apercebeu-se que os seus pulmões estavam um bocado afectados pelos 25 anos de fumador, parte dos quais de dois maços diários!
Foi falar com o médico e saiu de lá com a decisão: deixar de fumar! Meu dito, meu feito, até hoje não pegou mais num cigarro!
Isso sim, é querer... as outras é gostar de... como se não dependesse de nós... como ganhar o euro milhões... e isto foi só um exemplo...

Por estas e outras como esta, este ano o meu desejo será só um: venha o que tiver de vir e que eu consiga gerir da melhor forma.

Aproveito para desejar um Bom 2009.

2 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

É isso mesmo.

Afinal é só passar de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. E esta nem é uma boa data para tomar qualquer decisão. É que dia 1 é feriado e não se pode fazer quase nada de útil...

Bom ano

Anónimo disse...

Concordo Plenamente.
Acho que as decisões devem ser tomadas nas horas e que devemos mudar quando queremos, não é necessário esperar por datas, sendo assim nunca tomammos decisões nem nunca mudamos.