sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Coisas de Natal: O Advento



O Advento é a preparação para a vinda do Senhor.
Se no nosso país não há grande tradição com as preparação do Advento, já o mesmo não acontece com os povos da Europa Central, que preparam essa chegada de uma forma rigorosa.
O Advento é simbolizado com a confecção de uma coroa de ramos verdes envolta em fitas vermelhas. Nela colocam-se quatro velas que se vão acendendo uma a uma nos quatro domingos anteriores ao Natal.
Ter a coroa significa que as pessoas daquele espaço se preparam com alegria para comemorar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.
O circulo da coroa significa a nova aliança de Deus com a humanidade, a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade e doação.. Essa aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Também há quem associe à coroa de espinhos de Jesus.
Os ramos verdes, que se manem verdes mesmo cortados, significam a esperança, que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.
A fita vermelha está associada ao vermelho do sangue, relacionando-se com o sacrifício.
As 4 velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é o Advento é mesmo isso a preparação da Chagada do Menino Jesus, e nessa preparação o Profeta mais falado é São João Baptista, pois foi este Homem que disse "Preparai os Caminhos do Senhor", foi ele que anunciou a chegada do seu primo.
Umas das Verdades é que também os Portugueses não comemoram muito o Advento, mas nós madeirenses preparamos e comemoramos e dámos muito valor a esta quadra que começa no Advento até ao Santo Amoro, dia em que se Limpa os armários.
Ontem e Hoje começou o novenário das Missas do Parto que é tradicional aqui na Madeira, aqui nós comemoramos muito o Natal e as Missas do Parto é uma preparação para receber o Menino Deus.