quarta-feira, 5 de maio de 2010

E vai ter que ser...

E ontem foi um daqueles dias, que durante anos só aconteciam uma vez por ano.
Daqueles dias em que ir ao Porto não era motivo de alegria... o regressar foi de alívio, muitas vezes.
Esta rotina, de ir uma vez por ano ao Porto, era em Setembro, quando regressávamos de férias e a visão do L. era avaliada. Entre medir tensão ocular, avaliar visão ao longe, visão ao perto, tira lente, dilata, espera, mais umas gotinhas, mais uma espera e... finalmente deitar naquela cadeira de onde saem os veredictos, são duas horas de nervoso miudinho.
Já lhe disse que não adianta. as coisas já lá estão, a questão é ficar a sabê-las. Pois é o que dói. Até podemos saber, mas parece que só nos tomamos consciência delas quando as palavras nos entram pelo ouvido adentro!

E foi o que aconteceu algumas consultas atrás: 'L. tens catarata. Mais tarde ou mais cedo vais ter que operar. Tudo depende de como ela progredir.'
E nos últimos tempos o seu progresso foi galopante, a visão do L. passou de trinta para vinte por cento. A ajudar a danadinha está centrada, o que piora ainda mais a qualidade de vida do L..
Hoje decidiu. Vai operar à catarata... asap.

E riscos?- perguntou...
'Os de uma operação às cataratas... um em trinta mil.'-respondeu o médico.
E explicou ainda que a miopia já não era factor de risco, que a retina não corria riscos e que o grande risco estava mesmo nos 'um em trinta mil'... porque ele já não vê do outro olho!

E o medo é grande, eu sei e ele tem-no.
Eu também tenho medo, claro.
Mas não vou deixar que ele deixe pessimista, mesmo tendo passado por uma experiência, dupla, mal sucedida há 12 anos atrás, quando na sequência de um descolamento de retina ele perdeu a visão no outro olho.


Pensar positivo. E vai passar num instante.. e no fim vai querer ter feito há mais tempo... e vai deixar de usar lente de contacto... acabou a rotina do líquido, dos estojos, do encomenda lente, encomenda líquido...

2 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Vai tudo correr bem.

Pensamento positivo.
Beijinhos

Reflexos disse...

Claro, pensar positivo é meio caminho andado para o sucesso... se bem que neste caso, corremos o risco de ouvir:' Porque não és tu!'