quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Coisas de Natal: Christmas Market ou Weihnachten Market

O Glühwein é a maior atracção deste mercado. É um vinho tinto, adocicado que é bebido quente.
O Christmas Market ou Weihnachten Market, mercado montado na parte antiga das cidades, com barracas de madeira, foi criado há centenas de anos para que os artesãos pudessem expor e vender as suas obras: brinquedos, roupas, gastronomia. Ainda hoje é assim, só lá encontramos artesanato... lindo!
Começam por volta do dia 25 de Novembro e prolongam-se até ao dia 25 de Dezembro, havendo sítios onde se mantém até ao fim do ano.
Pelo recinto circulam grupos de animação que vão interagindo com os visitantes... o ambiente é de festa...
Quanto ao Glühwein, é servido em canecas alusivas à época, que podemos comprar e trazer para casa. Todos os anos são diferentes as cores e os desenhos e o seu modelo varia de cidade para cidade.
Já tive oportunidade de conhecer duas, de cidades diferentes, mas ambas passam a mesma mensagem: apesar do muito frio, há muito calor humano: as pessoas riem-se, falam umas com as outras...enfim, estou capaz de dizer que nestas feirinhas, encontramos uma faceta desconhecida destes povos da Europa central! Das duas feirinhas onde estive, em Hildesheim e em Esslingen, só encontro fotos da de Esslingen. Foram tiradas em 2005 e estava um frio de rachar... apesar disso, 'sente-se' o calor humano de que falo.
Espreitem aqui, se quiserem saber mais ( está em inglês).

FROHE WEIHNACHTEN

2 comentários:

Anónimo disse...

Passei para te desejar um bom fim de semana cheio de coisas boas.

Bjs fofos

Alberto Velez Grilo disse...

Já agora, não se engasga com o Glühwein? É que eu tenho que beber com muito cuidado se não o alcool que se evapora engasga-me, lol.

Já agora, aqui na Madeira há uma "feirinha" parecida. Falta o frio e o Glühwein.
Beijinhos